Agenda Cultural

As expressões da cultura capixaba estão atreladas ao artesanato, culinária e música. Uma série de comemorações marca as datas festivas da capital, desde a queima de fogos na virada do ano, na praia de Camburi, até o Festival Nacional de Teatro. A famosa moqueca capixaba e o congo também marcam a cultura e a identidade da capital do Espírito Santo.

Ano Novo: Música e Fogos de Artifício

Em Vitória, o Réveillon é marcado pela queima de fogos e pelos shows musicais que ocorrem na Praia de Camburi. À meia noite, um espetáculo de luzes coloridas cobre o céu.

Todos os anos, o show pirotécnico proporciona um espetáculo de luz, cores e sons que leva ao local diversos moradores de Vitória e turistas. Além dos fogos, cantores capixabas ajudam a alegrar o público nas primeiras horas do ano.

showsveraocamburi

Verão: Shows Musicais e atrações culturais na Praia de Camburi

Durante o verão, moradores de Vitória e de outros municípios podem encontrar na Praia de Camburi uma opção de divertimento. No local, é montada uma tenda para abrigar atividades culturais que ocorrem em diferentes dias da semana.

A principal atração são os cantores e as bandas, que presenteiam o público com vários estilos musicais. A entrada é franca. Além disso, o espaço busca mostrar a diversidade cultural e o talento capixaba. Assim, serve como ponto de encontro, por exemplo, para artistas plásticos, poetas, escritores, cineastas e artistas circenses. A tenda também possui um mercado cultural, onde livros de autores capixabas e artesanato podem ser adquiridos.

Comemorações em Setembro Animam o Aniversário de Vitória

Quando setembro chega, é hora de celebrar o aniversário de Vitória com a Festa da Cidade. Durante o evento, organizado por várias secretarias municipais, habitantes da capital e de municípios vizinhos assistem a shows musicais, espetáculos circenses, desfiles militares, números teatrais, exposições de artesanato, eventos esportivos, entre outras. A programação, que geralmente acontece durante todo o mês, é realizada em diversos pontos da cidade, como o Parque Moscoso, a Enseada do Suá e a Praia de Camburi.

Vitória foi fundada em 8 setembro de 1551. Com um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos do país, a cidade se modernizou sem perder as marcas de sua história, reunindo passado, presente e futuro no mesmo cenário.

vitoria_es

Desfile no Sambão do Povo Marca o Início do Carnaval Brasileiro

Em Vitória, o desfile das escolas de samba acontece na quinta, sexta e sábado da semana que antecede o Carnaval oficial. Pelo Sambão do Povo, passam escolas da capital e de outros municípios da Região Metropolitana. Uma semana depois, a festa continua, com concurso de blocos, bailes, shows e matinês no Centro Histórico, na Curva da Jurema. Toda a programação é grátis.

Festa das Paneleiras Homenageia Tradição de Quatro Séculos

A fim de resgatar a história da panela de barro, uma das maiores expressões da cultura popular de Vitória e do Espírito Santo, a capital sedia, no segundo semestre do ano, desde 1992, a Festa das Paneleiras. Toda a programação tem entrada franca. São shows nacionais e locais, apresentações de bandas de congo, barracas com comidas típicas e venda de panelas de barro.

Os visitantes também podem conhecer todo o processo de fabricação do utensílio, desde a retirada do barro até o acabamento final, e degustar os principais pratos típicos – a moqueca e a torta capixaba.

festa_paneleiras_vitoria_es
festival_nacional_de_teatro_vitoria

Festival Nacional de Teatro em Vitória

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, realizado desde 2005, busca divulgar as artes cênicas para os moradores de todo o estado. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), começa sempre no dia 13 de outubro e conta com peças nacionais e capixabas, que são encenadas nos teatros Carlos Gomes, José Carlos de Oliveira (Carmélia), Universitário, Fafi e do Sesi, e em outros espaços públicos da capital.

Além dos espetáculos, integram o festival palestras, oficinas (destinadas à iniciação ou aprimoramento teatral). Há também os momentos em que artistas de fora do estado falam sobre o trabalho deles, abordando linguagem, produções, dificuldades e outros assuntos.

A participação em todas as atividades do evento é gratuita.

PRAIAS

As praias de Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Curva da Jurema e Castanheiras fazem a alegria dos banhistas na capital. Quiosques com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão.

camburi00012

Praia de Camburi

Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Toda a orla tem boa iluminação e, no inicio, há um monumento à Iemanjá. Já o mar de Camburi, considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passeiar de veleiro.

O calçadão tem uma pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. Também possui uma academia popular ao ar livre para Idoso e vários pontos com bares e restaurantes com menu diversificado.

camburi0003
camburi000a
camburi0004

Curva da Jurema

Situada entre a Ilha do Boi e a Ilha do Frade, possui uma estrutura de quiosques padronizados que servem os tradicionais petiscos da culinária capixaba. O local também é muito procurado pelos adeptos do Jet ski, esportes à vela, barcos e lanchas.

curva0001
castanheiras0001

Praia das Castanheiras

Localizada na Ilha do Frade, ideal para crianças e também para mergulho. Caminhada e castanheiras garantem tranquilidade. Para chegar a esta praia, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras. A entrada da praia é uma atração, porque possui características de uma praia virgem. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus freqüentadores.

A praia agrada a todos os gostos. Possui desde pequenas piscinas naturais entre pedras, propícias para as crianças, ao mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas.

Praias da Ilha do Boi

Localizadas na Ilha do Boi, por serem pequenas, e de águas claras protegidas por rochas em suas extremidades, são locais de rara beleza. As praias são ponto de encontro dos jovens da cidade, de fácil acesso e com um visual belíssimo. Encanta pela simplicidade de sua beleza associada à estrutura e urbanismo moderno encontrado na Ilha do Boi.

praiadadireita0001

Triângulo das Bermudas

Muitas opções pertinho de você, num dos bairros mais nobres de Vitória e há 600 metros do Coral Inn Apart Hotel.

O Triângulo é o point mais badalado de Vitória. O lugar fica num dos bairros nobres da cidade e concentra os melhores bares, restaurantes choperias e algumas casas noturnas.

Como são diversas as opções de bares, a vantagem desse lugar é poder escolher um ambiente que se encaixe melhor no seu perfil.

Atendimento Online

Nós não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail que nós vamos responder, o mais cedo possível.

Perguntas? Eu adoraríamos ajudá-lo!

Para enviar clique em